7ª Semana do Médico-Veterinário acontece até esta quarta-feira em Natal e Mossoró - O POTI

7ª Semana do Médico-Veterinário acontece até esta quarta-feira em Natal e Mossoró

Foto: Divulgação.

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte (CRMV-RN) organiza, entre os dias 9 e 11 de setembro, a 7ª Semana do Médico-Veterinário, em homenagem ao Dia do Médico-Veterinário. O evento será realizado nas cidades de Natal e Mossoró, com participação gratuita para profissionais e estudantes da área. As inscrições podem ser feitas no site oficial do CRMV-RN.

A programação incluirá palestras e debates sobre temas importantes para a prática veterinária. No dia 9, em Natal, o evento contará com um workshop sobre “Técnicas de comunicação eficaz na prática veterinária”, ministrado por Luis Henrique, empreendedor e comunicador da escola de oratória Vox2You. No dia 10, uma mesa redonda debaterá a “Gestão de resíduos veterinários”, com a participação de Paula Vasconcelos, auditora fiscal da SUVISA, e das médicas-veterinárias Mirian Dalmagro e Priscilla Faria. O encerramento, no dia 11, em Mossoró, terá uma palestra da jornalista e professora de oratória Nathália Rebouças sobre comunicação no contexto da Medicina Veterinária.

Paralelamente ao evento, o CRMV-RN se une à campanha nacional do Sistema CFMV/CRMVs, cujo lema é “Uma profissão, várias formas de cuidar. Médico com V de valor. Médico com V de vida”, que visa reforçar a importância da profissão para a sociedade.

Segundo dados do Sistema CFMV/CRMVs, o Brasil conta com cerca de 200 mil médicos-veterinários, sendo 58% mulheres e 42% homens. Esses profissionais têm um papel essencial no cuidado de uma ampla diversidade de animais no país, incluindo aproximadamente 150 milhões de animais domésticos, 234 milhões de cabeças de gado bovino, 45 milhões de suínos, 1,5 bilhão de aves, além de 29 milhões de ovinos e caprinos. O Brasil também abriga cerca de 120 mil espécies de animais selvagens, ressaltando a necessidade da atuação desses profissionais em áreas variadas.

Com uma média de 94 médicos-veterinários para cada 100 mil habitantes, esses profissionais são fundamentais para a saúde animal, produção sustentável, preservação da vida selvagem e saúde pública.

Durante o evento, o presidente do CRMV-RN, Nirley Formiga, e outros membros da diretoria estarão presentes para reforçar a valorização da profissão e promover a campanha nacional, que será divulgada em diversas plataformas, enfatizando o impacto dos médicos-veterinários na saúde animal e pública.