Os bolsistas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) anunciaram que irão paralisar as suas atividades, em decorrência do atraso no pagamento das bolsas. Segundo os estudantes, o pagamento deveria ter sido efetuado até o quinto dia útil deste mês, 6 de janeiro, porém, mais de uma semana se passou e a quantia não foi repassada.
As bolsas da UFRN são uma via de mão dupla, onde os estudantes trabalham nos mais diversos setores da universidade e em troca, recebem um pagamento e oportunidades de profissionalização. Segundo a estudante Luiza Fonseca, que faz parte do programa de bolsas, os estudantes não têm ideia de quando serão pago. “Não há previsão no momento. As informações têm sido inconsistentes; uma semana dizem uma coisa e, na seguinte, já é diferente. Hoje, me informaram que estão aguardando a liberação do recurso, e a expectativa é que ocorra ainda esta semana, mas sem uma data exata”, afirma a estudante.
“O atraso tem impactado minha situação, resultando no atraso e acúmulo de juros em contas que deveriam ter sido pagas até o dia 6. O aspecto mais difícil é a falta de posicionamento da UFRN, sem uma resposta definitiva ou um plano de ação”, conta Luiza.
A estudante explica que a paralização foi uma maneira que os bolsistas encontraram de reivindicar os seus direitos. “Eu entrei em contato com o setor de bolsas desde o dia 8, mas eles apenas informaram que não há uma data certa. Ontem iniciamos uma paralisação dos nossos serviços, na esperança de que isso estimule o pagamento”.