O Ministério da Saúde anunciou que a vacinação contra a dengue será iniciada em 521 municípios brasileiros, a partir de fevereiro, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Essas cidades fazem parte de 37 regiões de saúde consideradas endêmicas para a doença.
No Rio Grande do Norte, 19 municípios foram selecionados para receber a vacina. As regiões escolhidas atendem a critérios específicos: são compostas por cidades de grande porte, com mais de 100 mil habitantes; apresentam alta transmissão de dengue no período de 2023-2024; e possuem maior prevalência do sorotipo DENV-2. De acordo com a lista divulgada, 16 estados e o Distrito Federal têm municípios que preenchem esses requisitos.
A faixa etária escolhida para a vacinação será de 10 a 14 anos, englobando crianças e adolescentes. Essa decisão baseia-se em dados que indicam que, de janeiro de 2019 a novembro de 2023, esse grupo representou 16,4 mil hospitalizações devido à dengue, ficando atrás apenas dos idosos. Vale ressaltar que a vacina não foi autorizada para esse último grupo.
Confira os municípios potiguares selecionados para aplicar a vacina da dengue a partir de fevereiro:
- Natal;
- Parnamirim;
- Extremoz;
- São Gonçalo do Amarante;
- Macaíba;
- Mossoró;
- Baraúna;
- Apodi;
- Upanema;
- Tibau;
- Governador Dix-Sept Rosado;
- Felipe Guerra;
- Caraúbas;
- Serra do Mel;
- Areia Branca;
- Messias Targino;
- Grossos;
- Janduís;
- Augusto Severo.