O Concurso Nacional Unificado (CNU), criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), está próximo do encerramento das inscrições, contabilizando até o momento um total de 1,5 milhão de candidatos inscritos. As inscrições, que tiveram início em 19 de janeiro, serão encerradas nesta sexta-feira (9).
Para os cargos de nível superior, a taxa de inscrição é de R$90, enquanto para os cargos de nível médio, o valor é de R$60.
Os interessados em participar devem acessar a página do GOV.BR e seguir as orientações indicadas para efetuar o cadastro. Durante o processo de inscrição, os candidatos terão a oportunidade de escolher entre as carreiras disponíveis, organizadas em oito blocos temáticos, de acordo com suas preferências e habilidades.
Uma das características do CNU é a possibilidade de se inscrever para disputar vagas em mais de um cargo, desde que pertençam ao mesmo bloco temático, mediante o pagamento de uma taxa única. Neste caso, os candidatos devem classificar as vagas por ordem de preferência, o que pode influenciar em uma eventual chamada, com base na pontuação obtida.