A Secretaria Municipal de Saúde de Macaíba deu início a uma campanha de prevenção contra arboviroses, doenças transmitidas por mosquitos, como dengue, chikungunya e Zika Vírus, com foco especial nas gestantes.
A distribuição de repelentes foi realizada no Loteamento Esperança, contemplando 30 kits, cada um contendo duas unidades do produto. A medida tem o objetivo de minimizar os riscos dessas doenças, especialmente o Zika Vírus, que tem sido associado a casos de microcefalia em bebês quando contraído durante a gravidez.
Além do Loteamento Esperança, os repelentes também estão sendo disponibilizados em três Unidades Básicas de Saúde (UBS) localizadas nas Campinas, Morada da Fé e Pé do Galo. Gestantes acompanhadas nessas unidades e inscritas no Cadastro Único (Cadúnico) estão sendo beneficiadas por essa iniciativa.
Além disso, estão previstas ações como vacinação, que começará nesta quarta-feira (21), destinada a crianças de 10 e 11 anos em diversas UBS. Também serão realizados mutirões envolvendo Agentes de Combate a Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para controlar o vetor Aedes aegypti, principal transmissor dessas doenças, dentro dos domicílios. Outra frente importante será o mutirão de limpeza em bairros com maior infestação.