A startup Pitom84, associada ao Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque), criou uma Inteligência Artificial (IA) capaz de avaliar motos usadas com uma precisão 15% maior do que a avaliação de seres humanos. A tecnologia, que atualmente está em fase piloto, tem potencial para aumentar a produtividade e lucratividade do setor de motos seminovas.
Até o momento, a nova tecnologia tem sido uma grande facilitadora para a melhoria das avaliações das motos, demanda comum e cotidiana por parte de revendedoras e concessionárias. “As empresas desse ramo precisam da figura do avaliador. A IA se somaria a esse trabalho, identificando facilmente as avarias e melhorando a eficiência e eficácia”, explica Rodolfo Dantas, diretor executivo da Pitom84.
Na prática, a IA funciona como um aplicativo. O usuário, que pode ser um vendedor de concessionária, por exemplo, acessa a ferramenta, produz fotos e recebe laudos automáticos, que consideram características como a má conservação de peças, desgaste de pneus, arranhões, entre outros. A precisão é de 85%.
A ferramenta já vem sendo aplicada por algumas empresas do segmento e deverá ser lançado oficialmente e disponibilizado para mais instituições do setor de comércio de motos seminovas em todo o Brasil, que em 2023, vendeu cerca de 4,5 milhões de unidades, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).