Com a chegada do outono prevista para quarta-feira (20), os brasileiros podem esperar uma trégua do intenso calor que marcou o fim de semana. Segundo previsões meteorológicas, uma frente fria está a caminho, trazendo consigo a possibilidade de chuvas e temperaturas mais amenas em diversas partes do país.
No Sul, a mudança climática já se faz sentir, com temporais previstos para algumas regiões do Rio Grande do Sul, incluindo a capital Porto Alegre. Santa Catarina e Paraná também devem registrar chuvas, enquanto São Paulo pode esperar por temperaturas mais brandas, com a chegada da frente fria durante o fim de semana.
Para os estados do Nordeste, a previsão é de tempo instável, com nuvens carregadas e chuvas, principalmente no Piauí e Ceará. No entanto, regiões como o Recôncavo Baiano e o centro-norte da Bahia podem permanecer com tempo seco.
Na Região Norte, a instabilidade também estará presente, alternando entre chuvas e períodos de sol. Estados como Pará, Amapá e Amazonas devem enfrentar tempestades mais intensas.
Além das chuvas, a chegada do fenômeno La Niña, previsto para os meses de junho, julho e agosto, também contribuirá para o alívio do calor. O La Niña trará um resfriamento do oceano Pacífico Equatorial central e leste, afetando a circulação atmosférica tropical e as precipitações em diferentes partes do Brasil.