O governo do RN, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), concluiu a elaboração dos Projetos de Melhorias da Infraestrutura Turística para aprimorar a visitação em locais estratégicos nos municípios de Apodi, Felipe Guerra e Sítio Novo. A ideia é facilitar e tornar mais confortáveis os acessos e trilhas, reduzindo o risco de acidentes e o desconforto causado pela irregularidade das pedras nas descidas e subidas.
A secretária de Estado do Turismo, Solange Portela informou que a previsão é que os projetos sejam implantados no prazo de seis meses após concluídas as licitações. Também foram planejadas estruturas de pórtico de entrada para todos os municípios, além da elaboração de identidade visual para cada um deles, considerando suas características peculiares. Essa identidade visual poderá ser utilizada em diversos materiais, como cartões de visita, camisas, bonés e crachás.
Entre os locais selecionados, estão o Lajedo Soledade, em Apodi (ravinas da Dodora e das Araras), três cavernas, em Felipe Guerra (Crotes, Catedral e Carrapateira), e a Trilha Tapuias, em Sítio Novo. Os projetos foram apresentados pela governadora Fátima Bezerra aos prefeitos dos respectivos municípios e ao trade turístico. A expectativa é de que os locais se tornem mais atrativos para turistas.
As intervenções foram projetadas para atender às demandas de custo com menor impacto ambiental e visual e utilização de materiais abundantes na região. O valor total é de mais de R$ 4,5 milhões. Além das melhorias nos acessos, foram projetadas estruturas como casas de apoio para recepção aos turistas com informações sobre as trilhas, regras de visitação e recomendações de segurança.