Os deputados estaduais do Rio Grande do Norte aprovaram, em sessão ordinária, a criação de 180 novos cargos para o Instituto do Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do estado (Idema).
O Projeto de Lei Complementar, apresentado em 15 de junho de 2023, passou por um processo de tramitação nas comissões da Assembleia Legislativa até chegar à votação em plenário. Os novos cargos serão distribuídos entre Analista Ambiental, Analista Administrativo e Fiscal Ambiental, e devem ser preenchidos por meio de concurso público.
De acordo com o projeto aprovado, os futuros servidores do Idema terão como atribuições principais “executar, coordenar e supervisionar a Política Estadual do Meio Ambiente no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte”.
Os 113 cargos de Analista Ambiental serão subdivididos em especialidades como Biologia, Geografia, Agronomia, Engenharia Ambiental, entre outras. Enquanto os 27 cargos de Analista Administrativo serão destinados a profissionais de áreas como Administração, Biblioteconomia, Contabilidade, Economia, Jornalismo e Direito.
Já os 40 cargos de Fiscal Ambiental serão responsáveis por executar atividades administrativas e logísticas relacionadas ao exercício do poder de polícia ambiental, contribuindo assim para a preservação e fiscalização dos recursos naturais do estado.