Nesta semana aconteceu a inauguração da Usina Solar Mendubin, em Assu. O complexo se estende por 38 quilômetros e é projetado para gerar 531KW, o equivalente ao consumo de aproximadamente 620 mil residências. É o segundo empreendimento da Scatec no Brasil e colabora para a consolidação do Rio Grande do Norte como o grande centro de energias renováveis do país.
“Minhas primeiras palavras são de agradecimento por vocês apostarem em Assu, no Nordeste e no Brasil. Iniciativas como esta nos fazem refletir o quanto estamos diante daqueles que podem ser um dos mais difíceis desafios dessa geração — as mudanças climáticas — e, por isso, a grandiosidade desse complexo. E mais ainda, um complexo que tem um projeto sustentável que olhou para uma realidade onde estamos inseridos aqui. Um projeto com selo da sustentabilidade porque tem o olhar da inclusão e da justiça social”, afirmou a governadora Fátima Bezerra, que participou da inauguração.
O complexo integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, contando com mais de 1 milhão de painéis solares instalados. Para além da energia solar, o RN se destaca como o maior produtor de energia eólica do Brasil, com 290 parques eólicos em atividade e mais de 9,4 GW de potência instalada. Ao todo, aa matriz elétrica do estado é 98% composta por fontes renováveis.