O Banco Central (BC) realizou nesta quinta-feira (11) o lançamento oficial da moeda comemorativa de prata no valor de R$ 5, celebrando os 200 anos da primeira Constituição brasileira, promulgada em 1824 pelo imperador Dom Pedro I. A cerimônia ocorreu no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.
Destinada a colecionadores, a moeda será comercializada pelo Clube da Medalha, mantido pela Casa da Moeda do Brasil, ao preço de R$ 440. Inicialmente, a tiragem será de 3 mil unidades, podendo ser aumentada conforme a demanda.
Para Rodrigo Teixeira, diretor de Administração do BC, “com o lançamento desta moeda, o BC homenageia o Poder Legislativo, celebrando o bicentenário da primeira Constituição, que deu origem à Câmara dos Deputados e ao Senado”.
Características
A moeda apresenta características simbólicas em seu design. No anverso, é retratado o livro da primeira Constituição brasileira aberto, com as páginas em cor sépia, simbolizando a passagem do tempo. A pena estilizada e o texto manuscrito evocam a forma como o livro foi redigido há 200 anos. Essa é a primeira vez que o recurso da cor é utilizado em uma moeda de prata no Brasil.
Já o reverso mostra o prédio do Congresso Nacional, representando o Poder Legislativo. As duas cúpulas, uma voltada para cima e outra para baixo, simbolizam o Poder Legislativo bicameral, conforme proposto na primeira Constituição brasileira.
A moeda possui 40mm de diâmetro, pesa 28g e tem o bordo serrilhado.
Ver essa foto no Instagram