Nesta quinta-feira (11), representantes da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte (Setur/RN) e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur-RN) estiveram reunidos com membros do Geoparque Seridó, em Currais Novos, para planejar o 1º Fórum de Geoparques Mundiais da Unesco de Língua Portuguesa. O evento está agendado para os dias 25 e 26 de junho de 2024 e acontecerá no Seridó Geoparque Mundial da Unesco, na cidade de Currais Novos (RN).
O fórum proporcionará a troca de experiências entre gestores dos 12 Geoparques Mundiais da Unesco de Língua Portuguesa, incluindo seis em Portugal e seis no Brasil, entre os quais o Geoparque Seridó, reconhecido pela UNESCO.
A secretária de turismo do Estado, Solange Portela, participou da reunião juntamente com os prefeitos Odon de Currais Novos e Gilson de Carnaúba dos Dantas, além de representantes de outros municípios. Portela destacou a relevância do evento para o RN, colocando a região em destaque global e enfatizou a expectativa de receber os participantes brasileiros e de países lusófonos em junho.
“É muito gratificante estarmos aqui nos preparativos oficiais do 1º Fórum dos Geoparques da Língua Portuguesa que vamos realizar no Seridó, no qual precisamos da colaboração dos parceiros para um grande evento. Estamos ansiosos para receber os integrantes das unidades de conservação do Brasil e dos países da Língua Portuguesa em junho. Vamos apresentar as belezas do Rio Grande do Norte, além da cultura, gastronomia e música. Essas reuniões de alinhamento nos mostram que estamos no caminho certo e o quanto é relevante a realização das parcerias”, destacou.
O evento contará com a participação de instituições como a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Sebrae/RN e Consórcio do Geoparque, visando estimular o diálogo entre academia, setor empresarial e governo.
Sobre o Geoparque Seridó
O Seridó Geoparque foi reconhecido pela Unesco em abril de 2022, tornando-se parte do Programa Internacional de Geociências e Geoparques. O território abrange seis municípios do Seridó: Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas, em uma área de 2,8 mil quilômetros quadrados.