Nesta sexta-feira (26), a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou uma visita ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, a maior unidade de saúde do estado. O objetivo da visita foi avaliar as condições estruturais e os serviços prestados à população, especialmente após relatos de escassez de insumos na instituição.
Os deputados Galeno Torquato (PSDB), presidente da Comissão de Saúde, Cristiane Dantas (SDD) e Terezinha Maia (PL) estiveram presentes, sendo recebidos pela secretária estadual adjunta de Saúde, Leidiane Queiroz, e pelo diretor-geral da unidade, Geraldo Neto. Durante a visita, os parlamentares tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do hospital e dialogar com profissionais de saúde e pacientes, buscando compreender os desafios enfrentados pela instituição e identificar melhorias potenciais.
O presidente da Comissão de Saúde, Galeno Torquato, enfatizou a importância da visita para acompanhar de perto a realidade do principal centro de saúde do estado e expressou preocupação com as dificuldades financeiras enfrentadas pelo setor. “É fundamental estarmos aqui para conhecer de perto as necessidades do Hospital Walfredo Gurgel e buscar soluções que possam contribuir para a melhoria do atendimento à população”, afirmou o deputado.
Por sua vez, a secretária estadual adjunta de Saúde, Leidiane Queiroz, agradeceu à Comissão de Saúde pela iniciativa da visita e aproveitou a oportunidade para mostrar o trabalho realizado na unidade, bem como buscar parcerias para aprimorá-lo. Ela reconheceu a necessidade de mais investimentos na unidade, mas ressaltou que as notícias de desabastecimento se referem a faltas momentâneas e que o hospital permanece preparado para atender às demandas de urgência e emergência na saúde pública.
A deputada Cristiane Dantas explicou que a visita foi motivada pela preocupação em fiscalizar a possível falta de insumos no Hospital. “Estamos sempre procurando colaborar com o setor e trabalhar para resolver essas questões, porque a falta desses produtos ocorre há muitos anos, de tempos em tempos. Mas aqui temos a certeza de que, se o cidadão precisar, no Walfredo ele será atendido”, afirmou.
Falta de insumos e medicamentos
No início desta semana, servidores do Hospital Walfredo Gurgel denunciaram a falta de diversos medicamentos e insumos básicos na unidade. Na ocasião, a categoria estava em greve há mais de 20 dias e buscava um acordo com o governo do Estado.
As denúncias do servidores foram corroboradas pelo presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (SINMED-RN), George Ferreira. Ao POTI, ele contou que foi avisado por fornecedores que o abastecimento de alguns itens seriam paralisados por falta de pagamento por parte do governo. Você pode ler a denúncia completa na matéria “Paciente do Hospital Walfredo Gurgel teve tórax aberto duas vezes por falta de fio de aço“.