A Marinha do Brasil anunciou a mobilização de recursos para auxiliar a população do Rio Grande do Sul, afetada por fortes chuvas e enchentes. O “Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) ‘Atlântico’”, considerado o maior navio de guerra da América Latina, será enviado para participar das operações de resgate e transporte de suprimentos em áreas alagadas.
O “Atlântico” partirá da Base Naval do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (8) com destino à cidade de Rio Grande, equipado com oito embarcações de médio e pequeno porte, além de duas estações móveis para tratamento de água. A ação segue o envio anterior de oito lanchas pela Marinha, em 30 de abril.
Além do “Atlântico”, a Marinha também mobilizou 40 viaturas e 200 militares para desobstruir vias de acesso, junto com equipes de saúde compostas por médicos e enfermeiros.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou os números da tragédia, com 90 mortos, 134 desaparecidos e 339 feridos. Cerca de 201,5 mil pessoas estão fora de suas casas, sendo 47,6 mil em abrigos e 153,8 mil desalojadas.
Dos 497 municípios do estado, 385 enfrentam problemas relacionados às chuvas, afetando cerca de 1,178 milhão de pessoas. Em resposta à crise, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), declarou racionamento de água, afetando aproximadamente 85% da população atendida pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).