O nome de Magda Chambriard, engenheira e servidora de carreira, foi indicado pelo Ministério de Minas e nergias para assumir a presidência da Petrobras, substituindo a Jean Paul Prates, demitido na noite desta terça-feira (14).
Magda Chambriard, de 66 anos, é uma profissional experiente no setor de petróleo e gás. Formada em engenharia civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ela possui mestrado em engenharia química e especializações em áreas como engenharia de reservatórios e produção de petróleo.
Com uma trajetória sólida na Petrobras, onde ingressou em 1980 e trabalhou por mais de duas décadas na área de produção, Magda também passou pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), onde assumiu a diretoria-geral de 2012 a 2016. Durante sua gestão, liderou importantes estudos técnicos, incluindo a primeira licitação do pré-sal.
Além de sua experiência no setor público, Magda Chambriard também possui vínculos com o setor privado, atuando como consultora na área de energia e petróleo, além de ser sócia da empresa Chambriard Engenharia e Energia.
A indicação de Chambriard para a presidência da Petrobras será agora analisada pelo Conselho de Administração da empresa.
A indicação do nome de Magda Chambriard foi precedida por especulações sobre possíveis nomes para o cargo, incluindo Aloizio Mercadante, atual presidente do BNDES, e Clarice Coppetti, diretora de Assuntos Corporativos da Petrobras.