O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestades severas previstas para ocorrer no Rio Grande do Sul entre hoje (22) de maio, e a manhã de quinta-feira (23). O estado, que já sofre com os impactos devastadores das chuvas desde o começo do mês, enfrentará novos desafios climáticos.
As previsões apontam para precipitações intensas, variando entre 30 e 60 mm por hora, acompanhadas de ventos fortes que podem alcançar até 100 km/h, além da possibilidade de queda de granizo. De acordo com o Inmet, os ventos e as chuvas têm potencial para causar cortes de energia elétrica, derrubadas de árvores e novas inundações.
As áreas mais afetadas pelas tempestades incluirão o sudoeste, o centro e o sudeste do estado, abrangendo também a Região Metropolitana de Porto Alegre.
O mês de maio já foi marcado por tragédias decorrentes das condições climáticas extremas no estado. As enchentes anteriores causaram significativos danos materiais e humanos, com várias mortes e destruição em diversos municípios. Apesar do tempo ter passado, muitas localidades ainda lutam para se recuperar dos estragos causados pelas enchentes.