O Rio Grande do Norte registrou um aumento nas exportações no acumulado de janeiro a abril de 2024, atingindo a marca de 312 milhões de dólares. Este valor representa um crescimento de 67,3% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em abril de 2024, as vendas externas totalizaram 85,9 milhões de dólares, um aumento de 97% em relação a abril de 2023.
Os dados foram compilados pelo Observatório da Indústria Mais RN e pelo Centro Internacional de Negócio (CIN) da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN). As informações baseiam-se nos dados da Comex, o sistema de informações de comércio exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).
O levantamento aponta que, no período analisado, o principal produto de exportação do estado foram os óleos combustíveis, que registraram um crescimento de 257,4%. Outros produtos que também tiveram aumento expressivo nas vendas externas foram os melões, com uma ampliação de 17 milhões de dólares na comercialização.
Mesmo excluindo os óleos combustíveis, que representaram cerca de 172 milhões de dólares do total das exportações, o mercado externo do Rio Grande do Norte ainda apresentou um crescimento de 1,2% no período analisado.