A previsão para os próximos três meses (maio, junho e julho) indica chuvas acima da média no Rio Grande do Norte, devido às temperaturas mais elevadas das águas superficiais do oceano Atlântico. A região do Litoral Potiguar deve ser a mais chuvosa nesse período. Esse foi um dos resultados da Reunião de Análise Climática e Prognóstico para o Rio Grande do Norte, organizada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) na última quinta-feira (25), com a participação de especialistas de diversos centros de meteorologia do Nordeste.
Contrariando as previsões feitas em outubro de 2023, os volumes de chuva em março e abril, que fazem parte da quadra chuvosa do estado, foram superiores aos esperados. As expectativas iniciais estavam baseadas no fenômeno El Niño, conhecido por provocar secas na região Nordeste. No entanto, o chefe da unidade de Meteorologia da EMPARN, Gilmar Bristot, explicou que o El Niño está enfraquecendo, dando lugar a condições que favorecem a ocorrência de chuvas.
“A temperatura média das águas superficiais do oceano Atlântico tem variado entre 29°C e 30°C, algo sem precedentes na climatologia do Atlântico Norte, onde normalmente se espera entre 27°C e 28°C,” comentou Bristot. Ele destacou que, desde novembro de 2023, o estado tem mantido volumes de chuva acima da média, incluindo a região do Seridó Oriental, que tradicionalmente é menos chuvosa.
De acordo com os modelos meteorológicos atuais, o próximo trimestre será mais chuvoso. “Estamos monitorando os dados semanalmente para fornecer previsões mais precisas e orientar as ações do governo,” afirmou Bristot.
Expectativas de Chuvas para Maio, Junho e Julho de 2024:
– Estado: 283,6mm
– Leste: 559,7mm
– Agreste: 266,4mm
– Oeste: 175,2mm
– Central: 133,1mm