De acordo com dados recentes da pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, o Dia dos Namorados deste ano promete movimentar o comércio nacional, embora com uma leve redução no número de consumidores em relação ao ano anterior.
Estima-se que cerca de 96 milhões de consumidores participarão das compras, representando uma diminuição de 3,8 milhões em comparação com o ano passado. Apesar disso, a data continua sendo importante para diversos setores da economia, incluindo comércio, bares, restaurantes e turismo.
Os esposos(as) são os principais contemplados, com 54% dos entrevistados planejando presentear seus cônjuges, seguidos por 37% que pretendem presentear seus namorados(as). Entre aqueles que não comprarão presentes, 53% não possuem parceiro(a), enquanto 13% optarão por priorizar o pagamento de dívidas e 11% alegam falta de recursos financeiros.
A média de presentes por consumidor é de 1,5, sendo que 56% planejam adquirir apenas um presente, e 32% planejam dois itens. Os gastos médios previstos para presentes são de R$ 238, totalizando uma movimentação financeira estimada em R$ 22,81 bilhões no varejo e serviços.
Dentre os produtos mais procurados estão cosméticos, roupas e calçados, enquanto os mais mencionados para comemoração incluem um jantar romântico e chocolates.
A preferência de pagamento é à vista para 65% dos consumidores, enquanto 33% optarão pelo parcelamento. Cartão de crédito parcelado, PIX e cartão de débito são as modalidades mais citadas.
Em relação às compras, 57% dos entrevistados planejam realizar a maioria delas em lojas físicas, enquanto 33% optarão pela conveniência das compras online.
Apesar do clima de celebração, a pesquisa mostra que 32% dos entrevistados que planejam gastar com presentes estão com contas em atraso, e 29% reconhecem gastar mais do que podem. Nesse sentido, especialistas alertam para a importância de manter a disciplina financeira e evitar comprometer o orçamento em prol de presentes.