Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Rio Grande do Norte revelou um clima de otimismo entre os empresários do setor gastronômico, especialmente em relação ao Dia dos Namorados, uma das datas mais importantes para esses estabelecimentos.
Segundo os resultados do levantamento, 60% dos estabelecimentos consideram o Dia dos Namorados como uma data de importância considerável para o faturamento. Além disso, 70% dos empresários estão prevendo um aumento nas vendas em comparação com o ano anterior, com cerca de dois terços (66%) esperando uma elevação de até 30% nas receitas.
“Estamos projetando um aumento de faturamento entre 15% e 20% este ano. As expectativas são positivas. Além disso, estamos planejando um menu especial para a data e as reservas já estão sendo feitas“, disse o presidente da Abrasel no RN, Paolo Passariello.
Apesar das boas previsões para o Dia dos Namorados, a pesquisa também apontou alguns desafios enfrentados pelos estabelecimentos nos meses anteriores. Em abril de 2024, 32% dos estabelecimentos no Rio Grande do Norte relataram operar com prejuízo. Além disso, 46% dos entrevistados afirmaram que o faturamento de abril foi inferior ao de março.
Outro aspecto abordado pela pesquisa foi a questão dos preços e dos atrasos nos pagamentos. Com um índice de inflação acumulado de 3,69% entre maio de 2023 e abril de 2024, 42% dos estabelecimentos não conseguiram aumentar os preços nos últimos 12 meses. A pesquisa também revelou que 43% dos empresários admitiram ter pagamentos em atraso, com impostos federais (65%) e estaduais (53%) liderando as pendências, seguidos por empréstimos bancários (41%) e serviços públicos (39%).