A Secretaria Municipal de Educação de Macaíba, em parceria com a Associação Cultural Dialetos, promoveu uma formação dedicada ao enfrentamento do bullying nas escolas. O evento, intitulado “Bullying na escola: uma proposta de intervenção”, aconteceu na Escola Municipal José Pinheiro Borges, situada no bairro Campo da Santa Cruz, e contou com a participação de professores, auxiliares e estagiários.
A formação incluiu dinâmicas e rodas de conversa, abordando conceitos e tipos de bullying. Os participantes compartilharam suas experiências com os alunos e discutiram melhorias para o ambiente escolar, visando reduzir a incidência dessa forma de violência. Pela manhã, 20 membros do corpo docente participaram, enquanto à tarde, 13 profissionais estiveram presentes. Todos receberam certificados com carga horária de 4 horas.
A equipe técnica que conduziu a formação foi composta por:
- Elaini Lima, assistente social do Dialetos
- Janaíse Lira da Silva, coordenadora do Dialetos
- Monalisa Morais, psicóloga do Dialetos
- Carlos Jerônimo, educador social do Dialetos
- Andrezza Simões, coordenadora de Formação Permanente, Anos Finais e EJA da Secretaria Municipal de Educação
“Foi criado um espaço de debate, reflexão e proposições acerca da problemática do bullying na escola. Foi possível criar estratégias de enfrentamento do bullying, que podem ser aplicadas no cotidiano do ambiente escolar. Destacamos que ações como esta são essenciais para que a gente consiga fortalecer o trabalho em rede e efetivar práticas profissionais comprometidas com a transformação social”, explicou Elaini Nascimento, assistente social do grupo Dialetos.