Nesta quinta-feira (29), cerca de 40 professores de escolas públicas de Natal participarão de um treinamento especial em Ciências Espaciais. O evento faz parte do Limitless Global Educator Program (LGEP), conduzido pelo Limitless Space Institute (LSI) em colaboração com a Agência Espacial Brasileira (AEB). A capacitação será realizada no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), com o objetivo de tornar a exploração espacial e suas tecnologias mais atraentes para crianças e adolescentes.
O evento contará com a presença de Francisco de Assis Sousa, também conhecido como Diassis Sousa, professor de Física no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Diassis, que integra o LGEP, irá compartilhar suas experiências e conhecimentos adquiridos desde janeiro em Houston. Ele apresentou um trabalho sobre um produto natural à base de batata que pode retardar o amadurecimento de tomates, uma inovação com potencial para economia de energia e prolongamento da validade dos alimentos na Estação Espacial Internacional (EEI).
A diretora-executiva do Limitless Space Institute, Kaci Heins, também estará presente. Ela ressaltou a importância do programa para o avanço da educação em ciências e tecnologias espaciais. “Percebemos desde já frutos positivos dessa parceria, cujo objetivo é colaborar com o avanço da educação sobre as ciências e tecnologias espaciais por meio das lentes inspiradoras da exploração espacial”, afirmou Heins.
O presidente da AEB, Marco Antonio Chamon, chamou a atenção para a importância do LGEP quanto ao desenvolvimento do interesse em ciências espaciais entre os jovens brasileiros. “A motivação das crianças e adolescentes nas áreas da Ciência, em particular aquelas ligadas à atividade espacial, é fundamental. Sem haver esse interesse por parte da juventude, não há como garantir o futuro do Programa Espacial”, declarou Chamon.
O LGEP é resultado de um Protocolo de Intenções assinado entre o Limitless Space Institute e a IHS Towers. O programa inclui workshops virtuais mensais e uma semana de atividades práticas, onde os educadores trabalham com seus alunos para projetar experimentos para microgravidade. O projeto vencedor deste ano foi desenvolvido por Vanessa Simões da Silva Oliveira e seus alunos da 4ª e 5ª séries, e o LSI continuará a colaborar com eles para ajustar e preparar o experimento para a microgravidade.
A programação em Natal inicia nesta segunda-feira (26), e o evento de capacitação está agendado para o dia 29, no Centro Vocacional Tecnológico Espacial “Augusto Severo” (CVT-E), localizado no CLBI. Para mais informações e para garantir acesso ao local, é necessário contato prévio com Natasha Ferreira.