Santa Cruz, São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul recebem reconhecimento internacional por práticas de turismo sustentável - O POTI

Santa Cruz, São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul recebem reconhecimento internacional por práticas de turismo sustentável

Os destinos foram avaliados segundo critérios do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC).

Três destinos do Rio Grande do Norte foram destacados na lista TOP 100 Stories 2024 da Green Destinations, um reconhecimento global às práticas exemplares de turismo sustentável. Santa Cruz, São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul estão entre os 14 destinos brasileiros premiados, anunciados durante a Conferência Global Green Destinations 2024, realizada virtualmente nesta terça-feira (15).

Os destinos foram avaliados segundo critérios do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC), necessitando alcançar pelo menos 60% de conformidade para receber a premiação. Cada localidade premiada recebe um relatório detalhado que destaca pontos fortes e áreas para melhoria, fomentando ainda mais o desenvolvimento de práticas sustentáveis.

Este prêmio reforça a imagem do Rio Grande do Norte como um líder em turismo responsável, enfatizando o equilíbrio entre a preservação ambiental e o desenvolvimento socioeconômico. Além disso, os destinos agora concorrem ao Green Destinations Stories Awards, que será entregue em março de 2025 durante a ITB Berlin, a maior feira de turismo do mundo.

“É com grande alegria e orgulho que recebemos o reconhecimento da Green Destinations para três dos nossos destinos. Esse prêmio reflete o esforço conjunto do governo e das nossas comunidades, gestores, municipais e empresários que têm trabalhado incansavelmente para promover um turismo sustentável, preservando o meio ambiente e valorizando nossa rica cultura local. Cada um desses destinos tem características únicas e destaca-se pelo compromisso com a responsabilidade ambiental e o desenvolvimento social, tornando-se referência para o turismo no Brasil e no mundo, para isso, conta com o apoio do Instituto Del Turismo e Senac/RN,”ressaltou a secretária de Turismo do Rio Grande do Norte, Solange Portela.

Projetos em Destaque:

Santa Cruz: O imponente monumento de Santa Rita de Cássia se tornou um ícone de desenvolvimento turístico sustentável, transformando a cidade em um destino de fé e cultura.

São Miguel do Gostoso: A tradicional Feira Agroecológica é um exemplo de como o turismo pode integrar práticas sustentáveis e promover a economia local de maneira ecológica.

Tibau do Sul: Com suas práticas de ecoturismo e preservação no Parque da Natureza Viva, o município se destaca pela harmonia entre turismo e conservação ambiental.

Sobre a Green Destinations

Fundada em 2014, a Green Destinations apoia o turismo sustentável mundialmente através de certificações e orientações técnicas. No Brasil, o programa é implementado pelo Instituto DEL, que promove a sustentabilidade em várias regiões do país.

RN ganha nova conexão com a Argentina a partir de Janeiro