A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) se prepara para alcançar um marco histórico em novembro: a impressão de 200 milhões de exemplares da Bíblia e do Novo Testamento. Fundado em 1995, o Centro de Produção de Bíblias da SBB completa quase três décadas de atuação ininterrupta, sendo reconhecido por sua missão de disseminar as Escrituras. O evento comemorativo contará com a participação de representantes de diversas Sociedades Bíblicas Internacionais, como as dos Estados Unidos, Suriname, Bolívia, Coreia do Sul, Peru e Japão, além de Miguel Jerónimo, representante da United Bible Societies (UBS), entre outras autoridades e colaboradores.
Em 2021, a SBB expandiu seu alcance ao fundar a Rádio Bíblica SBB, criada para difundir a Palavra de Deus por meio de transmissões. A rádio lançou, em 2024, o projeto “+31 Mil Vozes com a Palavra”, uma iniciativa que visa registrar a diversidade de vozes e sotaques brasileiros por meio de um estúdio móvel. O projeto já gravou mais de 10 mil vozes, inclusive de brasileiros que vivem no exterior, com o objetivo de lançar a primeira audiobíblia nacional com essas características.
No dia 6 de novembro, a SBB fará o lançamento de uma edição comemorativa especial em sua sede, em Barueri, na Grande São Paulo. Esta edição traz o texto bíblico nas línguas originais, como hebraico, aramaico e grego, além de duas traduções para o português: a Nova Almeida Atualizada (NAA) e a Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH). A versão interlinear, que leva quase 20 anos de trabalho, possibilita aos leitores brasileiros um contato direto com os textos originais e proporciona uma compreensão mais acessível e fiel às Escrituras.
Variedade e Alcance Internacional
Além da edição comemorativa, a SBB já produziu Bíblias em 87 idiomas e exportou para 122 países, demonstrando seu compromisso com a acessibilidade. A instituição também oferece edições adaptadas a diferentes públicos, como Bíblias de estudo, edições temáticas, bilíngues, poliglotas, em braile e em idiomas indígenas. Em 2023, o Brasil liderou a distribuição de exemplares, com 3,2 milhões de Bíblias distribuídas, conforme relatório das Sociedades Bíblicas Unidas, que registraram uma distribuição global de 152 milhões de exemplares.
Projeto de Reconciliação
Em 2024, a SBB reforça sua missão com o tema “Bíblia: A Referência – Reconciliação na Família e na Sociedade”, destacando o papel das Escrituras na promoção da paz e compreensão em contextos de conflito. O tema de 2025 será “Reconciliação com Deus e Consigo Mesmo”. A ação da SBB transcende as fronteiras nacionais; em 2022, a organização enviou 100 mil Novos Testamentos em ucraniano à Ucrânia, levando mensagens de esperança em meio ao contexto de guerra.
Missão e Impacto Social
A SBB também atua em diversos projetos sociais e, anualmente, realiza mais de 400 mil atendimentos, apoiando cerca de 350 mil pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo crianças, detentos, hospitalizados, pessoas com deficiência e dependentes químicos. Um dos projetos de destaque é o “+31 Mil Vozes da Rádio Bíblia SBB”, que, com um estúdio móvel, grava vozes de brasileiros de todas as regiões para produzir a primeira Bíblia em áudio do mundo com sotaques diversos, e estará presente no evento de novembro para registrar novas vozes.
Lula sanciona lei que cria Dia Nacional da Música Gospel em mais um aceno a evangélicos