Funcarte sedia 10ª edição da Graffiti Expo Natal, nesta sexta-feira (8) - O POTI

Funcarte sedia 10ª edição da Graffiti Expo Natal, nesta sexta-feira (8)

Evento recebe artistas nordestinos. Foto Alex Régis.

A Graffiti Expo Natal chega à sua 10ª edição nesta sexta-feira (8), na Galeria Newton Navarro, que fica na Fundação Capitania das Artes (Funcarte), em Natal. Com entrada gratuita e uma programação que vai de novembro até dezembro, o evento comemora uma década dedicada a promover e fortalecer a arte urbana no Rio Grande do Norte, reunindo grafiteiros, músicos e dançarinos locais e de outras capitais do Nordeste.

Com o tema “Graffiti é 10”, a exposição deste ano contará com 50 participantes. Dos grafiteiros selecionados, 15 são do Rio Grande do Norte, com curadoria feita pelo projeto Hip-Hop Cena Forte. Outros nomes vêm de cidades como Salvador, Recife e Caruaru.

Marcelo Veni, produtor executivo do evento, destaca a evolução da Graffiti Expo desde a primeira edição, em 2013, quando a ocupação da galeria foi uma das primeiras iniciativas formais para o graffiti em Natal. “Hoje, temos editais específicos para arte urbana e um cadastro municipal que permite a contratação de grafiteiros para projetos públicos. Dezenas de artistas que passaram pela Graffiti Expo agora têm oportunidades profissionais que antes eram inexistentes”, comenta.

O evento também resgata o Street Fashion Expo, uma seção de moda de rua com estilistas potiguares. A proposta é mostrar a influência da arte urbana no estilo, com peças criadas por marcas como George Azevedo Art e Moda de Caju. Além disso, haverá homenagens a artistas e grupos com atuação importante no cenário cultural local, incluindo o coletivo de breaking Jesus Flava Gang e a ONG Escola de Surf Filhos de Mãe Luiza, reconhecida pelo trabalho social na comunidade.