Projeto Trapiá Semente promove espetáculo gratuito em Serra Negra do Norte nesta terça-feira (12) - O POTI

Projeto Trapiá Semente promove espetáculo gratuito em Serra Negra do Norte nesta terça-feira (12)

Além do espetáculo, a Associação Cultural Trapiá e a Mapa Realizações Culturais vão promover o Encontro Trapiá Semente no dia 14, em Caicó. Foto: Divulgação.

Nesta terça-feira (12), o Projeto Trapiá Semente, iniciativa que incentiva a formação de jovens no teatro no Seridó potiguar, dará continuidade à fase ‘Florescer’ com a apresentação do espetáculo “A historinha é essa e a santa não aparece”, do Grupo Onça Negra, em Serra Negra do Norte. O evento, gratuito e aberto ao público, será realizado na Escola Coronel Mariz, às 10h.

A peça teatral aborda uma lenda local sobre a origem do nome da cidade, que completa 150 anos de emancipação política em 2024. “Falava-se que uma mulher negra residia em uma das serras que rodeiam a cidade e logo foi devorada por uma onça, trazendo assim o nome: a Serra da negra”, conta Léo Araújo, arte-educador do projeto. A apresentação também trata do roubo da imagem da padroeira Nossa Senhora do Ó, incidente que comoveu a comunidade católica. “Na peça, a negra é morta pela onça e acusada de ter roubado a imagem, mas no final do espetáculo ela volta como a santa que foi roubada”, completa Araújo.

O espetáculo é encenado com teatro de bonecos, uma experiência nova para os integrantes do grupo, que, segundo Araújo, trouxe bons resultados.

Além do evento em Serra Negra, a programação do Projeto Trapiá Semente inclui o Encontro Trapiá Semente, na quinta-feira (14), em Caicó. O evento, no Centro Cultural Adjuto Dias, reunirá grupos participantes do projeto em 2024, promovendo um espaço de intercâmbio e apreciação teatral. Durante o encontro, será apresentado o espetáculo “Menino Pássaro”, que narra a amizade entre um garoto que usa cadeira de rodas e um pássaro. “Esse encontro é um momento de reunião entre os grupos de outros municípios, para que eles possam se conhecer, trocar ideias e assistir aos espetáculos uns dos outros”, explica Alexandre Muniz, coordenador do projeto.

Sobre o Projeto Trapiá Semente

Criado pela Associação Cultural Trapiá em parceria com a Mapa Realizações Culturais, o Projeto Trapiá Semente vem promovendo o desenvolvimento teatral no Seridó desde 2022. Com apoio da Neonergia Cosern e da Secretaria Estadual de Cultura do RN, entre outras entidades, a iniciativa oferece oficinas de atuação, figurino, dramaturgia e produção de cenas. Estruturado em quatro fases – “Semear”, “Regar”, “Florescer” e “Cultivar” –, o projeto já impactou mais de 15 mil espectadores e ofereceu formação artística para mais de 300 jovens da região.

Programação Completa:

SERRA NEGRA DO NORTE

Espetáculo: “A historinha é essa e a santa não aparece”
Data: 12 de novembro
Horário: 10h
Local: Escola Coronel Mariz

CAICÓ

Encontro Trapiá Semente
Data: 14 de novembro
Horário: 14h
Local: Centro Cultural Adjuto Dias