Cessar-fogo entre Israel e Hezbollah começa nesta quarta-feira (27) - O POTI

Cessar-fogo entre Israel e Hezbollah começa nesta quarta-feira (27)

O conflito tem sido devastador para o Líbano, onde há mais de 3,8 mil mortos, 15 mil feridos e 1 milhão de residentes deslocados. Foto: Ministério da Defesa de Israel.

Depois de Israel bombardear 20 locais de Beirute em um intervalo de dois minutos, o gabinete de segurança do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu aprovou um acordo de cessar-fogo no Líbano, por 10 votos a um. A trégua começou nesta quarta-feira (27).

A proposta de cessar-fogo, mediada por diplomatas americanos e franceses, estabelece um prazo de 60 dias de trégua, Netanyahu declarou em discurso televisionado que a duração do acordo “dependerá do que acontecer no Líbano”. Durante esse período, o Hezbollah e o Exército israelense devem se retirar da região.

No entanto, muitas questões sobre a proposta permanecem sem resposta, incluindo como o Exército Libanês imporia autoridade sobre a organização político-militar libanesa. Um importante parlamentar libanês tem atuado como intermediário com o grupo xiita, que não é controlado pelo governo libanês e tecnicamente não seria parte do acordo, embora o líder do grupo, Naim Qassem, tenha sugerido na semana passada que a organização aceitaria uma trégua se Israel parasse de atacar o Líbano e o país mantivesse sua soberania.

O conflito tem sido devastador para o Líbano, onde há mais de 3,8 mil mortos, 15 mil feridos e 1 milhão de residentes deslocados. Em discurso, Joe Biden disse que, desde o início da guerra, mais de 70 mil israelenses e 300 mil libaneses foram forçados a viver como refugiados, enquanto observam as suas comunidades “destruídas”.

Em seu discurso, Netanyahu disse que o Hezbollah não é mais o mesmo, acrescentando que o exército de Israel matou seus comandantes.

Israel também destruiu a infraestrutura do Hezbollah e “atingiu grandes alvos”, acrescentou o primeiro-ministro.