De acordo com os resultados do Estudo Internacional de Matemática e Ciências (Timss), 51% das crianças brasileiras da 4ª série do ensino fundamental não aprendem habilidades matemáticas básicas, como somar três números ou explicar um gráfico simples. Na ciência, 39% não conhecem informações básicas sobre plantas, animais ou meio ambiente.
A avaliação, aplicada para estudantes de 9 e 13 anos de 64 países, colocou o Brasil entre os últimos lugares. Os alunos do quarto ano no Brasil obtiveram 400 pontos em matemática, que é considerado um nível baixo pela instituição, 100 pontos abaixo da média mundial. O resultado equivale a um atraso de três anos na escolaridade do estudante internacional médio. As coisas pioraram na oitava série. Mais de 60% dos jovens de 13 anos não conseguem usar geometria básica ou descrever formas. Em ciências, 42% dos jovens brasileiros não souberam responder questões baseadas em fatos básicos ou conceitos científicos, com média de 420, entre níveis baixo e médio.
Além disso, a pesquisa mostrou inconsistências significativas. Entre os 5% de estudantes brasileiros com pior desempenho, tanto no 4º quanto no 8º ano, os resultados demonstram um bloqueio quase total: eles não conseguem responder às questões mínimas do exame.
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