Lula prepara indicações para diretorias de agências reguladoras; veja quem deve assumir ANTT, Antaq e Anac - O POTI

Lula prepara indicações para diretorias de agências reguladoras; veja quem deve assumir ANTT, Antaq e Anac

Novos chefes de órgãos reguladores são ligados a PSD, MDB e Republicanos. Foto: Hugo Barreto.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende fechar nesta semana um conjunto de indicações para cargos em agências reguladoras. Ao todo, 18 postos estão vagos ou terão seus mandatos encerrados até fevereiro de 2025.

As agências, responsáveis por supervisionar setores com investimentos bilionários, como transporte, saúde e energia, são estratégicas para o governo. Todos os indicados precisam ser sabatinados e aprovados pelo Senado, que tem exigido maior participação no processo de escolha.

Entre os nomes cotados, estão:

  • Guilherme Sampaio, advogado e atual diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), é o favorito para assumir a presidência da entidade. Sampaio tem apoio do PSD, partido dos senadores Rodrigo Pacheco (MG) e Davi Alcolumbre (AP).
  • Frederico Carvalho Dias, auditor de carreira e secretário-geral do Tribunal de Contas da União (TCU), deve ser indicado pelo MDB para presidir a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
  • Tiago Faierstein, diretor comercial da Infraero e engenheiro, é o indicado do Republicanos para a presidência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Há disputas ainda em curso, como no caso da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), propôs o nome de Pietro Mendes, secretário de Petróleo e Gás. No entanto, o senador Otto Alencar (PSD-BA) apoia o procurador Artur Watt, da Advocacia-Geral da União (AGU). A expectativa é que ambos sejam nomeados, dividindo funções na diretoria.

Outras indicações aguardadas incluem os substitutos de Antônio Barra Torres, presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e Paulo Rebello, presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Para a ANS, é provável a indicação de Wadih Damous (PT-RJ), atual secretário nacional do Consumidor.

STF inicia julgamento de Roberto Jefferson por incitação ao crime e outros delitos