A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) inicia nesta quinta-feira (12) a distribuição de 35 mil doses da vacina contra a Covid-19 aos municípios do Rio Grande do Norte. Enviadas pelo Ministério da Saúde, as doses são da fabricante Serum e possuem formulação atualizada para proteção contra novas variantes do coronavírus.
Pela primeira vez utilizada no Brasil, a vacina da Zalika Farmacêutica já foi aprovada pela Anvisa para aplicação em pessoas a partir de 12 anos. “Estudos mostraram segurança e eficácia de 90% contra casos sintomáticos em adultos”, informou o Ministério da Saúde. Entre as vantagens do imunizante, estão maior prazo de validade e facilidade no transporte e armazenamento, que pode ser feito entre 2°C e 8°C.
Além do envio das vacinas, a Sesap orientou sobre a inclusão da imunização contra a Covid-19 no calendário nacional de vacinação para gestantes e idosos. As gestantes terão direito a uma dose por gravidez, enquanto os idosos receberão uma dose a cada seis meses.
A vacinação segue priorizando grupos considerados vulneráveis, como:
- Pessoas em instituições de longa permanência
- Imunocomprometidos
- Indígenas, ribeirinhos e quilombolas
- Puérperas
- Trabalhadores da saúde
- Pessoas com deficiência permanente
- Pessoas com comorbidades
- Privados de liberdade e funcionários do sistema prisional
- Adolescentes e jovens em medidas socioeducativas
- Pessoas em situação de rua
Esses grupos receberão doses periódicas, com intervalo de seis meses para imunocomprometidos e de um ano para os demais.