Detran-RN lança transferência eletrônica para veículos usados - O POTI

Detran-RN lança transferência eletrônica para veículos usados

Nova funcionalidade permite que o registro de veículos usados seja feito de forma online na venda direta entre Pessoas Físicas. Foto: Asscom/Detran RN.

A partir desta terça-feira (17), o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) disponibiliza o serviço de transferência eletrônica de propriedade de veículos usados, acessível pelo portal oficial do Departamento. A nova funcionalidade possibilita que vendas diretas entre pessoas físicas sejam registradas de maneira totalmente online.

Ampliamos ainda mais o serviço, a fim de facilitar essa solicitação na venda direta. Agora a transferência de propriedade de usados será feita pelo próprio cidadão, no conforto da sua casa, sem precisar ir a uma unidade do Detran”, explicou o diretor-geral do Detran, Victor Hugo Fernandes.

Já a coordenadora de Registro de Veículos, Isabela Cavalcanti, ressaltou a agilidade que o sistema proporciona. “Assim como já ocorre com os veículos zero-quilômetro, em poucos minutos o processo de veículos usados será auditado e o usuário terá o documento liberado.”

Como realizar a transferência eletrônica

Para utilizar o serviço, o proprietário do veículo deve seguir as etapas abaixo:

  1. Realizar a vistoria veicular em qualquer unidade do Detran ou empresa credenciada.
  2. Validar ou preencher a ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo) no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
  3. Acessar o portal Detran-RN (portal.detran.rn.gov.br), fazer login com CPF e senha, e seguir o caminho: Veículo > Transferência eletrônica de propriedade > Iniciar processo de transferência online.
  4. Preencher os dados solicitados, incluindo informações do comprador e do veículo, anexar os documentos exigidos em PDF, finalizar o processo e imprimir o comprovante.
  5. Efetuar pagamentos e quitar débitos pelo menu “Meus Veículos” e emitir o Certificado de Registro e Licenciamento Eletrônico (CRLV-e) com o código de segurança, disponível por 24 horas.

Detran RN inicia processo de restituição de multas