Ronaldo Nazário, ex-jogador e pentacampeão mundial com a Seleção Brasileira, confirmou sua candidatura à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para 2026. O anúncio foi feito durante uma entrevista ao ge. Dono do clube espanhol Valladolid e ex-proprietário da SAF do Cruzeiro, Ronaldo busca apoio para viabilizar sua candidatura no próximo pleito da entidade máxima do futebol brasileiro.
Para formalizar a candidatura, o ex-atleta precisa do aval de, pelo menos, quatro federações estaduais e quatro clubes. “Esse anúncio é justamente para isso, para mandar uma mensagem aos presidentes de federações de clubes de que eu sou um candidato à presidência da CBF, tenho planos incríveis, e antes de que qualquer um se comprometa com seu voto, eu gostaria de ter uma conversa pessoal com cada um. Vou rodar o Brasil para sentir isso de cada um”, declarou Ronaldo.
O colégio eleitoral da CBF é composto por representantes de federações e clubes, com votos que possuem pesos distintos:
- Federações estaduais (26 estados e o Distrito Federal): peso 3;
- Clubes da Série A (20 equipes): peso 2;
- Clubes da Série B (20 equipes): peso 1.
A CBF tem enfrentado períodos de instabilidade política. O atual presidente, Ednaldo Rodrigues, já foi afastado temporariamente por decisão judicial e posteriormente reconduzido ao cargo por determinação do ministro Gilmar Mendes. O Supremo Tribunal Federal (STF) ainda deve decidir se Rodrigues permanece na função até o término de seu mandato, previsto para março de 2026. As eleições podem ser convocadas até março de 2025.
Ronaldo, que construiu uma trajetória de sucesso dentro e fora dos gramados, acredita que os jogadores devem ter maior participação nas decisões da CBF. Ele destacou a importância de ouvir os atletas, especialmente os que marcaram época no futebol brasileiro. “Ouvir os ex-atletas, os verdadeiros protagonistas vai ser importante no meu plano de gestão, trazer as lendas do futebol brasileiro de volta ao protagonismo. O meu objetivo é fazer com que a CBF seja a empresa mais amada do Brasil”, afirmou.
Ver esta publicação no Instagram
Ronaldo Fenômeno mira presidência da CBF com plano para contratar Guardiola