O projeto sociocultural Batuque de Mulheres do Grupo Afirmativo de Mulheres Independentes (GAMI) lança, neste sábado (21), o EP e o documentário “Amor, Resistência e Tambor”, na sede do GAMI, localizada na Rua Volta Redonda, 01, no bairro Potengi, zona Norte de Natal. O evento, que tem início às 17h, é gratuito e aberto ao público.
Atuante desde 2019, o Batuque de Mulheres é um projeto que fortalece a musicalização e a formação política de mulheres, com foco na inclusão de lésbicas, bissexuais, negras e periféricas. A proposta visa não apenas capacitar mulheres artisticamente, mas também criar uma rede segura para enfrentar o machismo, a LGBTfobia e as opressões sociais.
O EP “Amor, Resistência e Tambor” apresenta quatro faixas autorais selecionadas entre mais de 20 composições criadas durante as aulas do projeto. As músicas, chamadas pelo grupo de “gritos de desordem”, abordam temas como vivências femininas, resistência e denúncia de injustiças. As letras foram escritas por alunas como Candice Azevedo, Lydianne Ribeiro, Larissa Carvalho e Vânia Pascoal. A produção musical é assinada por Camila Pedrassoli, com apoio da Pólen Aceleradora Musical.
Além do EP, o lançamento contará com a exibição do documentário “Amor, Resistência e Tambor”, dirigido por Camila Pedrassoli, Larinha Dantas e Rafaela Brito. O filme narra a trajetória do Batuque de Mulheres, destacando momentos marcantes desde sua criação, as primeiras apresentações e o impacto do grupo na cena cultural e política.
Com uma equipe 100% feminina, o documentário é entrelaçado por músicas autorais do projeto e depoimentos das participantes, reforçando o papel transformador da arte na luta por igualdade.
Para Rafaela Brito, professora e coordenadora cultural do GAMI, registrar o trabalho em música e vídeo é um marco para a história do projeto.
“Registrar nosso trabalho em música e vídeo nos possibilita acompanhar a trajetória de evolução do projeto e criar a memória do grupo para a posteridade. Neste documentário estamos contando como começamos, de onde viemos, quem esteve ao nosso lado para que estivéssemos aqui hoje e onde chegamos, é uma grande realização pessoal e coletivo. Gratidão a todas que fizerem e fazem parte dessa história, dando seguimento a esse trabalho de amor, resistência e tambor!”.
Ver essa foto no Instagram
Patrocínio e apoio
O projeto Batuque de Mulheres do GAMI – Etapa 2024 tem o patrocínio do Governo do RN, Fundação José Augusto, Instituto Neoenergia e Neoenergia Cosern, via Lei Câmara Cascudo. A realização é da Cores Que Tocam Produções e do GAMI, com produção da Guria Produtora e apoio da Pólen Aceleradora Musical e do Festival Camomila.
Serviço
•O que: Lançamento do EP e documentário “Amor, Resistência e Tambor”
•Quando: Sábado, 21 de dezembro, às 17h
•Local: Sede do GAMI – Rua Volta Redonda, 01, Potengi, Natal/RN
•Entrada: Gratuita
•Informações: Batuque de Mulheres | Gami Mulheres