A edição 2024 do Carnatal, considerada a maior micareta fora de época do Brasil, movimentou R$ 112 milhões na economia potiguar, representando um aumento de 51,8% em relação ao ano anterior. O levantamento, realizado pelo Instituto Fecomércio RN (IFC), apontou que R$ 56 milhões desse total foram oriundos de turistas vindos de várias regiões do Brasil e de outros países, consolidando o evento como um dos principais impulsionadores culturais e econômicos do Rio Grande do Norte.
Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (19) durante um evento no Hotel-Escola Barreira Roxa, com a presença da diretoria do Carnatal. De acordo com o estudo, os turistas representaram 38,4% do público total, um aumento em relação a 2023. Esses visitantes gastaram, em média, R$ 1.526,39 por dia, beneficiando setores como hospedagem, alimentação e transporte.
“Nossos estudos mostraram que o evento movimenta a economia local, gerando empregos, renda e fortalecendo o comércio e serviços. São desde grandes lojas até pequenos empreendedores, que atuam diariamente no evento. Esses recursos impulsionam a economia da cidade, sendo essenciais para o desenvolvimento local”, afirmou o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
Perfil do público
A pesquisa revelou um perfil diversificado do público: 64,1% eram homens, 43,3% tinham entre 25 e 34 anos e 25,1% possuíam renda mensal acima de cinco salários mínimos. Além disso, o evento atraiu um público altamente escolarizado, com 72,9% dos participantes tendo ensino superior completo ou mais.
Entre os empresários, 63,8% avaliaram o impacto do Carnatal como positivo para seus negócios. O faturamento médio diário dos estabelecimentos foi de R$ 7.160, com destaque para o setor de serviços (R$ 8.802 por dia) e o comércio (R$ 5.598,77 por dia). “O Carnatal 2024 alcançou um novo ciclo de excelência, consolidando sua marca como um dos maiores agentes de impacto no Rio Grande do Norte. Além de superar expectativas, o evento reconectou a cidade e gerou um impacto econômico intenso e diversificado”, celebrou Felinto Filho, diretor do Carnatal.
O público atribuiu ao evento uma nota média geral de 9,1. Aspectos como segurança e organização foram bem avaliados, enquanto empresários sugeriram melhorias em mobilidade urbana e infraestrutura para edições futuras.
A pesquisa entrevistou 600 participantes, com margem de erro de 3% e nível de confiança de 95%.