A Meta, empresa responsável pelo Instagram, anunciou que os filtros criados por terceiros não estarão mais disponíveis a partir da próxima terça-feira (14). A mudança é resultado do encerramento do Meta Spark, plataforma usada para criar efeitos de realidade aumentada (RA). Apenas os filtros desenvolvidos pela própria Meta continuarão acessíveis no Instagram, Messenger e Facebook.
O Meta Spark foi lançado em 2017 e popularizou a criação de filtros personalizados, incluindo efeitos de beleza e joguinhos interativos. Segundo a Meta, a decisão de encerrar o serviço foi tomada para redirecionar esforços a produtos que “atendam melhor às necessidades futuras de nossos consumidores e clientes empresariais”. A empresa, no entanto, não forneceu mais detalhes sobre o motivo da mudança.
O que acontecerá com os conteúdos publicados?
A Meta garantiu que publicações anteriores, como Reels e Stories que utilizam filtros de terceiros, não serão apagadas. No entanto, os filtros criados por usuários deixarão de ser acessíveis para novas produções.
Para preservar os efeitos criados no Meta Spark, a empresa orientou os usuários a baixarem os conteúdos antes da desativação da plataforma. O processo para download inclui os seguintes passos:
- Acesse o Meta Spark;
- Clique em “efeitos”;
- Selecione o efeito desejado;
- Vá em “arquivos” e realize o download.
Além disso, usuários interessados em continuar explorando efeitos especiais têm a opção de utilizar outros aplicativos disponíveis no mercado.