O ex-prefeito de São Tomé, Anteomar “Babá” Pereira (PL), foi eleito nesta quarta-feira (15) para a presidência da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) para o biênio 2025-2026. Com 109 votos, Babá derrotou o prefeito de Pedra Grande, Pedro Henrique (PSDB), que obteve 52 votos. A votação registrou a maior participação da história da entidade, com 161 prefeitos votando.
Durante a campanha, Babá recebeu apoio público de lideranças políticas de destaque, que foram importantes para sua vitória, como o senador Styvenson Valentim (Podemos), o prefeito de Natal, Paulinho Freire (União), e o senador Rogério Marinho (PL).
Entre os desafios da nova gestão, estão questões como a regularização de repasses do ICMS, Fundeb, e a Farmácia Básica, além de buscar soluções para dívidas relacionadas ao IPVA. Babá também planeja fortalecer os consórcios intermunicipais e reativar a Escola da Femurn, com foco na capacitação técnica das gestões municipais.
A posse deve acontecer ainda hoje, na Associação dos Municípios do Litoral e Agreste Potiguar (Amlap), enquanto a sede da Femurn passa por reformas. A nova gestão assume com o compromisso de intensificar a luta pelos direitos dos municípios potiguares e promover uma gestão participativa e alinhada aos interesses municipalistas.
A chapa eleita liderada por Babá conta com representantes de diversas regiões do estado:
•1º Vice-Presidente: José Augusto de Freitas Rêgo (Portalegre)
•2º Vice-Presidente: Fernando Antônio Bezerra (Acari)
•3º Vice-Presidente: Jussara Sales de Souza (Extremoz)
•4º Vice-Presidente: Augusto César Pinheiro (Tangará)
•5º Vice-Presidente: Leonardo Teixeira (São Miguel do Gostoso)