O verão é também conhecido como alta temporada no Rio Grande do Norte, por ser um momento de maior fluxo turístico e movimentação. Pensando nisso, a Cosern fez manutenções e vistoria nos locais que recebem mais turistas e as cidades do entorno, totalizando 24 municípios. Chamada de Operação Verão, a medida incluiu Natal, Tibau do Sul (onde fica a Praia de Pipa), São Miguel do Gostoso e outras localidades, com investimento total de R$ 65 milhões.
Houve também um reforço na manutenção de 48 alimentadores que levam energia às áreas com festividades, além de incrementos na capacidade de fornecimento nas subestações elétricas de Pipa, Dom Marcolino (em Ceará-Mirim) e Baraúna (Costa Branca). As ações devem ser essenciais para as festividades do natal, réveillon e carnaval.
De acordo com o superintendente de Serviços Técnicos da Neoenergia Cosern, Osvaldo Tavares, cerca de quatro mil quilômetros de redes elétricas foram contemplados com a Operação. “As ações visando o verão beneficiam diretamente cerca de 200 mil consumidores potiguares, além dos turistas que nos visitam nesse período. No total, cerca de 630 profissionais estão envolvidos na execução dos serviços e das manutenções preventivas”, explica.
Para finalizar, a companhia fará vistoria para investigar e combater ligações clandestinas de energia (o popular “gato”), que podem colocar em risco a segurança da população e provocar oscilações no fornecimento de energia.