A professora Nilda e o teto - O Poti News

A professora Nilda e o teto

Na atividade profissional que exerço,  desde 2004, converso diariamente sobre política de diversas cidades do Rio Grande do Norte.

Quando o papo era sobre Parnamirim sempre apareciam amigos, analistas, jornalistas em seus programas de rádio, blogueiros e até alguns detentores de mandato que afirmavam sobre a existência de um “teto baixo” da Professora Nilda na disputa eleitoral do município.

Por discordar, comecei a acompanhar mais de perto os desdobramentos políticos da cidade e começo a procurar por onde anda esse teto baixo da professora.

Em todas as pesquisas que foram publicadas, desde os últimos meses do ano passado, Nilda tem crescido nas intenções de voto e até diminuído sua rejeição (que nunca foi alta).

Já seus concorrentes vem, no mesmo período, patinando sempre dentro da margem de erro dos institutos.

A vice-prefeita Kátia Pires sempre oscilando na média dos 15% e o apresentador Salatiel de Souza entre 11% e 14%. Já a professora Nilda que no final do ano passado aparecia na casa dos 25% já tem entre 35% e 37% nas pesquisas publicadas recentemente.

O teto deve existir, sempre existe, mas não parece ser tão baixo quanto pregavam os “especialistas”.

Pesquisa SETA/96 FM aponta liderança folgada de Nilda em Parnamirim

Mais uma pesquisa publicada sobre a corrida eleitoral de Parnamirim e mais uma vez a Professora Nilda aparece na liderança.

Dessa vez a pesquisa foi uma parceria entre o instituto SETA e a rádio 96 FM. Seguem os números:

Avaliação da gestão Taveira:

Aprova – 26%

Desaprova – 63%

Não sabe/Não respondeu: 11%

Manter ou mudar o grupo político que administra a cidade:

Manter – 10,3%

Mudar – 78,6%

Não sabe/Não respondeu: 11,1%

Votaria num candidato apoiado por Taveira:

Sim – 10%

Não – 65%

Não sabe/Não respondeu: 25%

Intenção de votos – ESTIMULADA

Prof. Nilda – 35,6%

Kátia Pires – 15,3%

Salatiel de Souza – 11,1%

Irani Guedes – 2,7%

Marciano Júnior – 1,3%

Wolney França – 0,4%

Homero Grec – 0,3%

Eros do PT – 0,1%

Ninguém/Branco/Nulo – 26,9%

Não sabe/Não respondeu – 6,3%

Confronto entre Salatiel, Kátia e Nilda

Prof. Nilda – 40,0%

Kátia Pires – 19,7-%

Salatiel de Souza – 13,4%

Não sabe/Não respondeu – 8,7%

Ninguém/Branco/Nulo – 18,1%

Confronto entre Salatiel de Souza e Prof. Nilda

Prof. Nilda – 44,3%

Salatiel de Souza – 16,0%

Não sabe/Não respondeu – 10,7%

Ninguém/Branco/Nulo – 29,0%

O instituto de pesquisa Seta ouviu 700 pessoas. O intervalo de confiança é de 95% com margem de erro de 3,5% para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número TRE/RN – 07215/2024.

Em Natal cresce a expectativa sobre o anúncio de Álvaro Dias

O período de filiação partidária para quem vai concorrer nas eleições de outubro se encerrou no último sábado (6) fechando uma fase importante da pré-campanha de 2024.

Às atenções agora se voltam, em Natal, para tentar descobrir quem receberá o apoio do prefeito Álvaro Dias nas eleições desse ano.

Álvaro Dias disse algumas vezes que em maio tornaria pública a sua decisão. Em pauta estão as candidaturas do deputado federal Paulinho Freire e do ex-prefeito Carlos Eduardo que vem liderando todas as pesquisas publicadas até o momento.

Álvaro vive o dilema entre o risco de uma eleição muito dura (apoiando Paulinho Freire) ou a tranquilidade de uma eleição muito fácil (onde ele ganha, mas não leva) reforçando o palanque de Carlos Eduardo.

De um lado os vereadores tentam levar o prefeito para Paulinho e do outro lado os amigos antigos e mais próximos trabalham por Carlos Eduardo.

Faltam alguns dias para a chegada do mês de maio e até lá teremos uma novela para acompanhar. Fique ligado!

Governadora Fátima Bezerra anuncia a construção de um novo hospital geral para o RN

Planejado para ser a principal unidade da rede pública do Rio Grande do Norte, o novo Hospital Metropolitano representa um investimento de R$ 260 milhões apenas na construção física. O projeto do hospital foi apresentado em evento ocorrido no último sábado (6), junto com o terreno em Parnamirim que o Governo do Estado escolheu para a instalação. Na ocasião, o ministro-chefe das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, assegurou à governadora Fátima Bezerra os recursos para o novo hospital, que está incluso entre as prioridades do Novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

O novo Hospital Metropolitano terá mais de 350 leitos, entre UTIs, enfermarias e observações, com foco na ortopedia e neurologia, ampliando a capacidade de atendimento que hoje é centrada no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, aberto no início dos anos 1970. Em comparação, o novo hospital terá mais 100 leitos do que a atual capacidade instalada no Walfredo Gurgel, além de ainda ter possibilidade de expansão.

O evento contou com a presença do vice-governador Walter Alves, o deputado federal Fernando Mineiro, a deputada estadual Divanide Basílio, a vereadora de Natal Brisa Bracchi, o superintendente do Ministério da Saúde no RN Jalmir Simões, diversos secretários e gestores estaduais, além de técnicos da Sesap e integrantes do SUS.

Dr. Bruno recebe o apoio da prefeita Iraneide Rebouças em Areia Branca

A prefeita de Areia Branca, Iraneide Rebouças (PSDB), finalmente anunciou apoio a candidatura de Dr. Bruno (MDB) na corrida pelo Executivo Municipal.

Iraneide Rebouças andava em dúvida entre apoiar Dr. Bruno, seu vice-prefeito, e Dr. Beguinho que é seu aliado de muitos anos. Mas depois de avaliar muitas pesquisas e ouvir o grupo, a prefeita se decidiu pela candidatura de Bruno que foi sempre bem avaliado nas oportunidades que teve de ser prefeito de Areia Branca.

Dr. Bruno terá como vice o vereador Kinho de Beguinho (PSD) apaziguando o clima no grupo político  governista.

A partir de agora Dr. Bruno deverá se concentrar e se preparar para uma disputa que promete ser muito acirrada contra o ex-deputado Souza. (União Brasil).