Abertura da 61ª Festa do Boi marca consagração do evento como Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico do RN - O Poti News

Abertura da 61ª Festa do Boi marca consagração do evento como Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico do RN

Festa do boi
A Festa do Boi ocupa uma área de 270 mil metros quadrados e oferece uma variedade de atrações. Foto: Raiane Miranda

A 61ª edição da Festa do Boi, o maior evento agropecuário do Nordeste, foi oficialmente aberta ontem (7). no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. A ocasião foi marcada por um anúncio significativo: a festa foi reconhecida como Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico do Rio Grande do Norte, através da lei nº 11.549, sancionada pela governadora Fátima Bezerra em 27 de setembro.

Promovido pela Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores (Anorc) em parceria com o Governo do Estado, Sebrae, Assembleia Legislativa e Prefeitura de Parnamirim, a Festa do Boi tem um papel fundamental no desenvolvimento do setor agropecuário do estado.

O evento ocorre até o dia 14 de outubro, espera atrair cerca de 500 mil visitantes e gerar uma movimentação financeira de aproximadamente R$ 65 milhões em negócios. Durante a Festa, a expectativa é que sejam criados aproximadamente 3,5 mil empregos temporários, entre diretos e indiretos. Neste ano, o governo estadual destinou R$ 650 mil em apoio financeiro ao evento.

A Festa do Boi ocupa uma área de 270 mil metros quadrados e oferece uma variedade de atrações, incluindo exposições, leilões e julgamentos de animais, torneios leiteiros, provas de destreza, fazendinha, shows musicais, quiosques de comidas, barracas de souvenirs, parque de diversões, capacitações e oficinas técnicas, entre outras atividades.

O presidente da Anorc, Matheus França, enfatizou a importância da parceria entre o governo e a sociedade civil na consolidação do sucesso da agropecuária do estado. A presença de autoridades estaduais e federais, bem como de representantes de diversas instituições ligadas ao setor agropecuário, marcou a abertura oficial do evento.

“A Festa não é só a maior do Nordeste, mas está hoje entre as cinco maiores do Brasil. Temos um recorde de expositores. Uma feira que se consolida cada vez mais. Hoje o RN tem um dos maiores rebanhos qualificados com destaque nacional. É a consolidação do sucesso da agropecuária do nosso estado, no setor que cresce a cada dia com estrutura e organização”.