Acompanhamento médico e nutricional chega a crianças com alergia à proteína do leite no Oeste Potiguar - O Poti News

Acompanhamento médico e nutricional chega a crianças com alergia à proteína do leite no Oeste Potiguar

Crianças cadastradas para atendimento de alergia à proteína do leite da vaca passam a ser acompanhadas em Mossoró. Foto: Sandro Menezes.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) irá promover o acesso de 100 famílias do Oeste Potiguar ao acompanhamento médico e nutricional às crianças com Alergia à Proteína do Leite da Vaca (APLV), através do programa estadual de dispensação de fórmulas especiais para crianças com APLV.

A partir desta quinta-feira (31), o Hospital Regional da Mulher Parteira Maria Correia, em Mossoró, inicia o atendimento em gastroenterologia pediátrica às crianças com APLV. Na unidade, as famílias terão acesso às consultas médicas, ao acompanhamento e orientações da equipe de nutrição e irão receber as fórmulas alimentares infantis que substituem o leite.

A diretora geral do Hospital da Mulher, Elenimar Costa Bezerra, falou sobre a descentralização do serviço. “É uma iniciativa de grande importância, diante da dificuldade das famílias em terem que se deslocar até Natal para serem acompanhadas e receberem a fórmula, pois vamos evitar que 100 famílias cadastradas no programa, moradoras de 63 municípios da macrorregião Oeste, precisem viajar para ter acesso ao atendimento em gastroenterologia pediátrica”

A iniciativa foi viabilizada por meio de parceria com a Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), responsável pela dispensação das fórmulas, e o Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, em Natal, responsável pela capacitação dos profissionais.