Açude Gargalheiras atinge 89,8% do volume total e se aproxima da sangria, aponta Igarn - O Poti News

Açude Gargalheiras atinge 89,8% do volume total e se aproxima da sangria, aponta Igarn

restam apenas 60 centímetros para que o reservatório alcance o seu volume máximo. Foto: Reprodução.

Na manhã desta terça-feira (2), o açude Gargalheiras, localizado no município de Acari, na região do Seridó potiguar, atingiu a marca de 89% de sua capacidade, conforme os dados mais recentes divulgados pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn). Com esta atualização, restam apenas 60 centímetros para que o reservatório alcance o seu volume máximo.

O açude Gargalheiras, que tem uma capacidade de aproximadamente 44 milhões de metros cúbicos, não registra uma sangria desde 2011.

Segundo informações fornecidas pelo Igarn, o volume atual do Marechal Dutra (Gargalheiras) está em torno de 39.929.675 m³, o que representa 89,88% de sua capacidade total.

No final de março deste ano, o açude detinha apenas cerca de 35% de sua capacidade. Em janeiro, o nível do reservatório era 1,1% do volume total.

No último dia 1º, segunda-feira, o nível do açude alcançou os 80,37%, ficando a apenas 1,14 metro de sua capacidade de sangria. Nas primeiras horas desta terça-feira, os medidores indicaram um aumento de 25 centímetros em 9 horas.