Aeroporto Aluízio Alves é o 3º pior sob concessão do Brasil, aponta ranking - O Poti News

Aeroporto Aluízio Alves é o 3º pior sob concessão do Brasil, aponta ranking

O Aeroporto Aluízio Alves foi relicitado em 2023 e passará a ter uma nova administração a partir do dia 19 deste mês. Foto: Reprodução.

Segundo dados divulgados pela Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC), o Aeroporto Internacional Aluízio Alves, localizado em São Gonçalo do Amarante, foi classificado como o terceiro pior aeroporto sob concessão no Brasil. O ranking avaliou 12 aeroportos concedidos à iniciativa privada, utilizando o “Fator Q” como instrumento de análise.

O “Fator Q”, que varia entre -7,5% e 2%, é uma medida que considera diversos aspectos, como tempo em fila de inspeção, acesso aos terminais, tempo de restituição de bagagens, quantidade de elevadores, limpeza e qualidade dos serviços de alimentação.

No topo do ranking, pelo quinto ano consecutivo, encontra-se o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, conhecido como Confins, com a melhor qualidade de serviços. Por outro lado, o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, o mais movimentado do país, foi avaliado como o pior.

O desempenho dos aeroportos pode influenciar diretamente nas tarifas e na possível aplicação de multas aos operadores que não atenderem aos padrões estabelecidos no contrato de concessão.

Atualmente, o Aeroporto Internacional de Guarulhos, que detém a última posição do ranking, tem uma pontuação de 0,4748% no “Fator Q”. Enquanto o Aeroporto Aluízio Alves alcançou 1,4667% posnto. Em contrapartida, Confins lidera a lista com uma pontuação de 1,9954%.

O Aeroporto Internacional de Natal foi relicitado em 2023 e não deve ser incluído na próxima avaliação. Por sua vez, o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, poderá ser avaliado caso registre uma movimentação anual de passageiros superior a 5 milhões.

Confira na tabela abaixo a classificação geral (do pior para o melhor índice):