África representará 25% da população mundial em 2050, projeta ONU - O Poti News

África representará 25% da população mundial em 2050, projeta ONU

Foto: Caroline Rubinstein-Willis/Mayoral Photography Office.

Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), a população do continente africano representará cerca de 25% da população mundial até o ano de 2050. Ainda segundo a organização, a população da África irá dobrar e atingir o número de 2,5 bilhões de pessoas.

Essa parcela significativa que a África representará no mundo está atrelada não só ao crescimento rápido da sua população, mas também ao envelhecimento da população de outros continentes, como Europa, Ásia e Américas. Enquanto a idade média no Brasil é de 33 anos, na China e nos Estados Unidos é 38 e nos países europeus 47, a população africana tem em média, 19 anos. 

A situação do crescimento no continente preocupa uma parte dos especialistas. Acontece que, nem todos os 54 países africanos estão preparados para lidar com o boom populacional. Apesar de as taxas de mortalidade infantil terem diminuído e de a situação socioeconômica de algumas das nações africanas terem melhorado, o continente ainda lida com muitos problemas relacionados à fome e ao desemprego.

Com um crescimento desenfreado, ainda não se sabe se estas nações estarão preparadas para lidar com a maior quantidade de habitantes. A população em idade de trabalho do continente — pessoas entre 15 e 65 anos — chegará a 1 bilhão na próxima década, mas não há uma projeção que indique um número satisfatório de empregos para todos esses cidadãos.