
Nesta terça-feira (25), Alexandre Motta tomou posse como o novo secretário de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte, em um evento conduzido pela governadora Fátima Bezerra. A cerimônia aconteceu na Escola de Saúde Pública e marcou a transição de liderança em um período desafiador para a saúde no estado.
Durante seu discurso, a governadora expressou sua confiança no novo gestor. “Alexandre chega em um momento de esperança após tempos difíceis com o abalo nas finanças que tivemos. Quero agradecer pelo amor ao SUS e espírito público dele ao aceitar o convite. Agradeço também a todos os colaboradores que tivemos e continuamos tendo para enfrentar o desafio de gerir a saúde do estado”, destacou Fátima Bezerra.
Em seu pronunciamento, Motta delineou as diretrizes de sua administração. “Faremos uma gestão em defesa do SUS e para o SUS, dentro dos princípios do sistema que está na nossa vida em todos os espaços. Vamos também buscar harmonia com todos os entes, com os municípios, porque saúde não se faz sozinho”, afirmou. O novo secretário ainda enfatizou a necessidade de regularizar pagamentos a fornecedores e prestadores de serviços, além de focar na criação de novos consórcios de saúde e na conclusão das obras em andamento, como o novo Hospital Metropolitano.
Motta também reconheceu o trabalho realizado por seus antecessores, Cipriano Maia e Lyane Ramalho. “Temos um caminho devidamente pavimentado por Cipriano e Lyane. Hoje é muito mais fácil assumir esse desafio. Por isso também faremos uma forte defesa do legado do Governo”, concluiu.
A posse de Alexandre Motta contou com a presença de representantes de entidades do setor de saúde e figuras da política local. O deputado estadual Francisco Medeiros comentou sobre a importância do novo secretário.
“A trajetória de vida e de luta de Alexandre demonstra o seu compromisso e competência na defesa do SUS”, disse. Maria Eliza Garcia, presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN, acrescentou: “Secretário, conte com o Cosems para juntos buscarmos as soluções. Temos 167 gestores que esperam ter cada vez mais uma saúde de qualidade no Rio Grande do Norte”.
Alexandre Motta é médico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e possui mais de 30 anos de experiência, com especialização em infectologia. Ele já integra o quadro de servidores da Sesap e atua no Hospital Giselda Trigueiro, além de sua vinculação com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares no Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa-PB.