O presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Pesqueiro e deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB) recebeu uma comitiva formada por representantes dos sindicatos dos estivadores do RN. O encontro teve como objetivo buscar o apoio do parlamentar na articulação para a conquista de investimentos no Porto de Natal, que pretende garantir uma atuação permanente e sustentar as famílias dos trabalhadores portuários.
Ubaldo Fernandes firmou o compromisso de realizar uma Audiência Pública no primeiro semestre, dependendo das agendas das autoridades relevantes para o debate. Além disso, está previsto o agendamento de reuniões com representantes da bancada federal, do governo estadual, do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte. O objetivo é impulsionar investimentos no Porto de Natal, permitindo que o terminal opere a cabotagem, expandindo suas operações além do período sazonal de frutas, que vai de setembro a janeiro.
Os representantes dos trabalhadores portuários lembram que a atual operação de trigo no Porto de Natal utiliza pouca mão de obra, e pleiteiam que as operações atualmente realizadas pelo Ceará sejam transferidas para o terminal potiguar. Em busca de soluções, eles ressaltam a importância de receber investimentos da Petrobras, sugerindo a transferência de equipamentos como tubulações e máquinas que atualmente seguem para o Ceará, com a proposta de destinar pelo menos 30% desse fluxo para o Porto de Natal.
A comissão argumenta que aproximadamente 200 trabalhadores estão sendo prejudicados pela situação atual do Porto de Natal, que enfrenta limitações em suas operações desde os anos 80, após a saída da Petrobras do local.