Andifes discute prioridades do ensino superior em audiência com presidente Lula - O Poti News

Andifes discute prioridades do ensino superior em audiência com presidente Lula

O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, marcou presença no encontro. Foto: Ricardo Stuckert.

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) participou de uma audiência crucial com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, abordando questões vitais como o orçamento das universidades, assistência estudantil e valorização dos servidores. O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, marcou presença nesse encontro realizado na noite de quinta-feira, 11, no Palácio do Planalto, em Brasília-DF, junto com o ministro da Educação (MEC), Camilo Santana, e a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck.

O reitor Daniel Diniz enfatizou a importância desse diálogo entre as universidades federais e a presidência, destacando a oportunidade para apresentar as contribuições cruciais do ensino superior público para o país, além das necessidades urgentes. Ele expressou esperança em ver em breve as demandas discutidas na audiência sendo implementadas.

“O espaço de diálogo demonstra a importância que as universidades têm para o desenvolvimento do Brasil. Temos esperança de, muito em breve, poder implementar as diversas demandas que foram colocadas durante a audiência”, contou o gestor.

Além da recomposição do orçamento de 2024 e diretrizes para 2025, a Andifes tratou da valorização dos servidores e da assistência estudantil. Também foram abordados temas como a transformação de CEFET-RJ e CEFET-MG em universidades tecnológicas, autonomia universitária, e ampliação das rádios e TVs universitárias em parceria com a SECOM/PR e EBC, entre outros.

Os encaminhamentos incluem a busca por acordo com sindicatos para valorização das carreiras, o lançamento do PAC da Educação e uma reunião entre Andifes, MEC e a área econômica do governo para tratar do orçamento das universidades federais.

Na mesma tarde, o reitor Daniel Diniz, junto à Diretoria da Andifes e ao coordenador do Fórum de Pró-Reitores de Assuntos Estudantis (Fonaprace), Sandro Ferreira (UFSB), reuniram-se no Senado Federal com o senador Alan Rick (União-Acre), relator do Projeto de Lei (PL) da Assistência Estudantil. A Andifes fez sugestões para aprimorar o texto, visando agilizar sua aprovação no Senado, considerando uma conquista fundamental para os estudantes de graduação e pós-graduação após uma longa luta.