
A antecipação do 13º salário de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do INSS deve movimentar cerca de R$ 964 milhões na economia do Rio Grande do Norte, segundo projeção do governo federal. O pagamento da primeira parcela começa no dia 24 de abril e segue até 8 de maio. Já a segunda metade será liberada entre 26 de maio e 6 de junho.
A medida vai beneficiar aproximadamente 539 mil pessoas no estado. Cada parcela equivale a 50% do valor do benefício. A primeira será paga sem desconto do Imposto de Renda.
Têm direito à antecipação os segurados que recebem:
- Aposentadoria
- Pensão por morte
- Auxílio-doença
- Auxílio-acidente
Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), por se tratar de um benefício assistencial, não tem direito ao 13º salário.
De acordo com o INSS, a antecipação, que nos últimos anos ocorre ainda no primeiro semestre, pode ajudar famílias a cobrir despesas urgentes ou quitar dívidas, além de impulsionar o comércio local.
A consulta ao valor a ser pago estará disponível a partir de 17 de abril, por meio da Central de Atendimento 135 ou pelo aplicativo e site Meu INSS.
Em todo o país, o pagamento da primeira parcela vai beneficiar 34,2 milhões de segurados e injetar R$ 73,3 bilhões na economia nacional.