Após alta hospitalar, Lula diz que está tranquilo e vai se cuidar - O POTI

Após alta hospitalar, Lula diz que está tranquilo e vai se cuidar

Os médicos alertaram que a alta hospitalar não significa recuperação total. Foto: EBC.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na tarde deste domingo (15), após passar cinco dias internado para a drenagem de um hematoma na cabeça. Acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva, Lula fez uma breve aparição durante a coletiva de imprensa dos médicos, agradecendo à equipe de saúde e brincando sobre sua recuperação.

“Deus foi muito generoso ao cuidar de mim quando eu caí no tombo no banheiro”, afirmou o presidente, visivelmente emocionado. Lula permanecerá em repouso em sua residência no Alto de Pinheiros até a próxima quinta-feira (19), quando será submetido a novos exames.

A queda

O acidente aconteceu enquanto o presidente estava em casa. Ele relatou que, ao tentar guardar um estojo de manicure, perdeu o equilíbrio e bateu a cabeça na hidromassagem, causando o hematoma. Após o incidente, Lula retomou sua rotina, mas começou a apresentar sintomas como dores de cabeça persistentes, olhos vermelhos e lentidão nos movimentos, levando à internação e cirurgia.

“Eu achei que estava completamente curado e voltei a fazer atividades como musculação e esteira. Mas a dor de cabeça continuou, e na segunda-feira eu percebi que algo estava errado”, relatou. Após exames, foi constatada a necessidade de uma cirurgia emergencial.

Os médicos alertaram que a alta hospitalar não significa recuperação total. Segundo o cardiologista Roberto Kalil Filho, Lula ainda será monitorado de perto. Ele está autorizado a trabalhar de casa e realizar viagens curtas de avião, mas exercícios físicos e compromissos internacionais permanecem suspensos.

Ele vai ficar em São Paulo para acompanhamento. Na quinta-feira faremos uma tomografia de controle e, se tudo estiver bem, ele poderá voltar a Brasília”, explicou Kalil.

O presidente, que não escondeu o alívio ao falar com os jornalistas, brincou sobre sua aparência e fez planos para os próximos meses. “Minha cabeça está um pouco feia, mas me sinto bem. Preciso ficar 60 dias mais tranquilo, mas posso trabalhar. Quero passar o Natal em casa e retomar os compromissos com disciplina”, afirmou.

Emocionado, Lula refletiu sobre sua saúde e o futuro. “Eu nunca pensei que vou morrer, mas tenho medo. Pretendo viver até os 120 anos e, até lá, continuar cuidando do Brasil e do nosso povo”.

Vídeo: Após deixar UTI, Lula caminha pelos corredores do hospital

*Com informações da Agência Brasil