O prefeito Álvaro Dias ainda não definiu o caminho a ser trilhado na eleição que elegerá seu sucessor. Ele tem dito que decidirá e anunciará sua posição no mês de maio.
Álvaro Dias não parece ter pressa e analisa diversos aspectos para não errar, já que as ações de 2024 terão repercussão direta na eleição de 2026 quando o prefeito deseja disputar um cargo majoritário (governo ou senado).
Em todos os cenários existem vantagens e desvantagens, ganhos e perdas.
Se decidir apoiar Carlos Eduardo:
– Ajudará a consolidar a liderança do ex-prefeito dando uma importante contribuição para a vitória. A dúvida é se teria o reconhecimento pelo gesto.
– Se conseguir manter uma relação harmônica, teria o apoio de Carlos em 2026 para seu projeto político.
– Um fator que poderia pesar contra seria o ambiente político que se instalaria na Câmara Municipal, tendo em vista que apenas um vereador de Natal declarou apoio a Carlos Eduardo. A grande maioria está entre as candidaturas de Paulinho Freire e Natália Bonavides.
Caso decida apoiar Paulinho Freire:
– Será fundamental para levar o deputado ao segundo turno e a uma possível vitória.
– Paulinho Freire tem histórico de cumprir compromisso e não teria dificuldade em retribuir apoiando Álvaro para o Senado em 2026.
– A relação com os vereadores continuaria sendo tranquila já que a maioria deles votará em Paulinho para prefeito de Natal.
– Álvaro garantiria seu espaço na chapa que deverá ter Rogério para Governo e Styvenson para o Senado em 2026.
Caso decida lançar candidato próprio a prefeito:
– Álvaro descobriria seu verdadeiro peso eleitoral, contaria seus votos.
– Dificilmente venceria a eleição com seu candidato, mas poderia ser importante para decidir para quem iria a vitória no segundo turno.
– Se o seu candidato tiver um resultado pequeno (abaixo dos 10%), Álvaro sairia de 2024 com um tamanho menor do que tem hoje.
– Das três opções parece ser a mais arriscada porque exigiria de Álvaro um esforço muito grande e solitário.
O prefeito deve estar estudando números, cenários, analisando eleições anteriores e pesquisas atuais, histórico de cada pré-candidato que busca seu apoio. Não é uma decisão simples, mas precisa ser tomada antes que seu grupo se desmonte de vez.
Taveira deverá lançar Homero Grec no dia 22
Em Parnamirim a notícia que circula nos os quatro cantos da cidade é que Rosano Taveira finalmente se decidiu e agendou o anúncio do seu candidato a prefeito para o próximo dia 22.
Taveira já estaria comunicando aos mais próximos que é com Homero Grec que ele vai para as ruas de Parnamirim a partir de agosto.
Com a decisão, caso se confirme, Taveira encerra uma novela que se arrasta desde 2023.
O desafio agora é convencer a vice-prefeita Kátia Pires, o presidente da Câmara Wolney França e o apresentador Salatiel de Souza a abraçarem o projeto e seguirem unidos até o pleito que elegerá o próximo prefeito de Parnamirim.
Emídio Júnior lidera com folga em Macaíba
Pesquisa realizada pelo Instituto TSdois/O Poti aponta larga liderança do prefeito de Macaíba Emídio Júnior em todos os cenários.
De acordo com a sondagem, registrada no TRE/RN sob o número 07723/2024, Emídio vence todos os possíveis adversários e seria reeleito com folga se a eleição fosse hoje.
Seguem os números:
ESPONTÂNEA:
Emídio Júnior – 19,7%
Branco/nulo/nenhum – 4,4%
Netinho França – 3,7%
Marília Dias – 2,9%
Fernando Cunha – 2,2%
Dr. João – 1,3%
Jansen – 0,2%
NS/NR – 65,7%
ESTIMULADA:
Emídio Júnior – 39,8%
Branco/nulo/nenhum – 15,1%
NS/NR – 11,6%
Netinho França – 11,1%
Fernando Cunha – 8,7%
Marília Dias – 8,2%
Dr. João – 5,4%
CONFRONTOS DIRETOS:
– Emídio Júnior – 43,7%
Marília Dias – 16,3%
– Emídio Júnior – 42,9%
Dr. João – 13,9%
– Emídio Júnior – 41,8%
Netinho França – 20,0%
– Emídio Júnior – 42,5%
Fernando Cunha – 19,8%
Azedou para Bolsonaro
A revelação, ontem, da íntegra do depoimento do general Freire Gomes, ex-comandante do Exército, prestado à Polícia Federal, deixou Bolsonaro pendurado na broxa. Ou melhor: pendurado em nada.
O general confirmou o que Mauro Cid contou, acrescentou detalhes e culpou diretamente Bolsonaro por tudo que poderia ter acontecido no país caso o golpe tivesse dado certo.
Segundo Freire Gomes, foi o próprio Bolsonaro quem apresentou duas vezes aos comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica uma espécie de cardápio, com vários pratos (opções) para executar o golpe.
*Com informações do Blog do Noblat no Metrópoles
Execom completa 21 anos
Hoje é dia de parabenizar Odemar Neto e Erick Gurgel pelo aniversário de 21 anos da Execom.
A Execom é uma das mais importantes e premiadas agências de comunicação do Estado.
Parabéns e muito sucesso!