Associação Nascidos da Cultura leva arte e cultura a comunidades rurais do RN com o Projeto Kombinart - O POTI

Associação Nascidos da Cultura leva arte e cultura a comunidades rurais do RN com o Projeto Kombinart

O Kombinart já passou por São Pedro e o Assentamento Passagem do Juazeiro em Senador Eloi de Souza. Foto: Divulgação.

A Associação Nascidos da Cultura, comprometida com a democratização do acesso à arte e à cultura, está promovendo apresentações artísticas em comunidades rurais do Rio Grande do Norte através do projeto Kombinart. Este projeto itinerante tem como objetivo proporcionar atividades culturais e artísticas em locais de difícil acesso, muitas vezes negligenciados pelas políticas culturais.

O Kombinart já passou por São Pedro e o Assentamento Passagem do Juazeiro em Senador Eloi de Souza. As próximas paradas incluem:

  • Assentamento Pedra Branca em São Paulo do Potengi (23 a 25 de maio)
  • Município de Santa Maria (20 a 22 de junho)
  • Comunidade Quilombola de Grossos em Bom Jesus (4 a 6 de julho)
  • Comunidade Quilombola de Capoeiras em Macaíba (23 a 25 de agosto)

A Associação Nascidos da Cultura, com uma trajetória de mais de oito projetos socioculturais e mais de vinte espetáculos teatrais, dedica-se a promover o empoderamento e a democratização cultural. Seu trabalho é fundamentado na crença de que o acesso à cultura é um direito fundamental de todos os cidadãos, independentemente de sua localização geográfica ou condição social.

O Projeto Kombinart se destaca pela sua abordagem inclusiva, oferecendo oficinas e apresentações que celebram as tradições locais. A programação inclui oficinas de Geotinta ministradas por Sunsarara, Teatro Sensorial conduzido por Withmarsh e a apresentação do espetáculo “Chico Cobra e Lazarino”, uma adaptação do texto de Racine Santos. O elenco conta com Mikael Maycon no papel de Lazarino e Withmarsh como Chico Cobra.

A realização do Kombinart é fruto do trabalho conjunto de diversos colaboradores. Mikael Maycon coordena o projeto, enquanto a produção executiva está a cargo de Larissa Bianca Produções. O projeto conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Lei Câmara Cascudo, Fundação José Augusto, Secretaria Extraordinária de Cultura, Neoenergia Cosern e Instituto Neoenergia.